quinta-feira, 28 de agosto de 2008

NETOS


A todos que estão vivendo essa fase maravilhosa e os que ainda não estão, aguardem uma linda experiência!

Netos são uma herança!

Ganhamos sem merecer! Sem nada ter feito para isso, de repente caem do céu...

É um acto de Deus.

Sem ter de passar pelas penas do amor, os compromissos do matrimónio, as dores da maternidade.
E não se trata de um filho apenas suposto. O neto é, realmente, o sangue do mosso sangue, filho do filho, mais filho que filho mesmo...
Cinquenta anos, cinquenta e cinco...
Não nos incomoda envelhecer, é claro.

A velhice tem suas alegrias, as suas compensações.

Bracinhos de criança. O tumulto da presença infantil em nosso redor, para onde foram os nossos filhos? as nossa crianças?
São homens e mulheres - não são mais aqueles que recordamos.
E então, um belo dia, sem que nos fosse imposta nenhuma das agonias da gestação ou do parto, temos nos braços um bebê. Completamente grátis. Nisso é que está a maravilha. Sem dores, sem choro, aquela criancinha da qual morríamos de saudades, símbolo ou penhor da mocidade perdida. Aquela criancinha, longe de ser um estranho, é um filho nosso que nos é devolvido.
É espantoso como os amamos!
Tenho a certeza de que a vida nos dos dá netos para nos compensar de todas as perdas trazidas pela velhice. São amores novos, profundos e felizes, que vem ocupar aquele lugar vazio deixado pela perda da juventude.

E, quando lhes pegamos e mais tarde quando nos chamam de avó, parece que rejuvenescemos, que ficamos mais novos....

É uma sensação que só pode explicar quem já é avó!

Sou uma felizarda! já tenho 3!

2 comentários:

Anónimo disse...

Tenho inveja sua!
Vim parar ao seu blog, e li o seu artigo sobre os netos.
Tenho inveja, de ser uma avó, como eu queria para as minhas filhas.
Tenho inveja de etr ajudado os seus filhos sempre, sem nunca pôr em causa, alguma vez, o seu papel de mãe.
Tenho inveja, pelos meus pais, que estão vivos e de boa saúde, nunca terem aceite o meu casamento.
Sim , eu casei por Amor, e dedico-me a 100% às minhas filhas.
Sou mãe, avó, tia, tio, prima,....
Tenho inveja de nunca ter conseguido entender o porquê.
Mas há uma oisa que já sei, que não tenho inveja das minhas filhas.
Que por elas morria já hoje; que por elas, dava a minha vida, e que sem elas nunca seria a pessoa que sou hoje.
Se um dia me perguntarem porque os avós não querem vê-las?
Digo-lhes que têm inveja das netas,ou será de mim?
Desculpe a minha inveja e o meu desabafo.

AL disse...

Anónimo
Não levo nada a mal e entendo o seu desabafo. Uma coisa é certa, podemos aconselhar, dar a nossa opinião mas os nossos filhos tudo fazem pela cabeça deles.... Se tudo der certo ficamos muito contentes! Se não der? que fazer? apenas continuar a dar o nosso apoio, entendê-los. Comigo é assim, tratei dos meus filhos, dei-lhes um curso, e tenho a certeza que os preparei o melhor possivel para a vida, hoje são adultos e com filhos, tenho uma super relação com eles e adoro os meus netos. Tudo faço por eles para que tenham uma infância ainda mais feliz do que a dos meus filhos....Inveja dos meus filhos? isso nunca! Sou reformada, o tempo e a paciência são bem diferentes daquela que tinha quando era mãe, a vida era diferente, com horários etc... agora tenho tempo para brincar com eles e sei que eles muito apreciam. Lamento pelas suas filhas, adoro ser avó! Seus pais nunca aceitaram o seu casamento e em relação ás netas? também não as aceitam? isso custa-me mas....... Nem sei o que lhes poderá dizer! Tentar dialogar com seus pais, quem sabe? mostar fotos etc... pode ser que ajude!