terça-feira, 4 de dezembro de 2007

2008 - Pontes e Feriados

O ano de 2008 vai ter mais dias de descanso.
Depois de um ano em que quatro feriados calharam ao fim-de-semana e outros dois à quarta-feira, o que não facilitou as famosas «pontes», em 2008, por ser ano bissexto, haverá mais um dia de trabalho (29 de Fevereiro).
No entanto, também haverá mais dias de descanso.
Os feriados com data fixa pelo calendário dá mais dois dias de descanso a quem, parando sempre ao fim-de-semana, tem o São João como feriado municipal e mais um a quem festeja o Santo António.

Para quem vive no Porto, ou noutro qualquer município que festeje o São João, o feriado que foi este ano a um domingo será, desta vez, numa terça-feira.

As grandes «pontes», acessíveis apenas a alguns, é que não vão existir em 2008, já que não haverá qualquer feriado a meio da semana.
No entanto, o calendário de 2008 é, sobretudo, amigo de quem gosta de fins-de-semana prolongados, já que, feriados à sexta ou à segunda, ou seja, encostados ao fim-de-semana, serão, no próximo ano, cinco no Porto e seis em Lisboa.

Já para quem pode fazer «pontes», com feriados à terça ou à quinta, a situação inverte-se, ganha o Porto. Houve três "pontes" em 2007 e haverá sete em 2008, sendo que Lisboa terá menos uma.
É na arte de fazer «pontes», portanto, que os portugueses podem marcar a diferença no próximo ano em relação a 2007, já que há o dobro das «pontes» para fazer.

Descontando a «ponte» que pode já ser feita, antecipando a entrada no Ano Novo (terça-feira), mas fazendo contas às restantes seis (cinco em Lisboa), juntando-lhe os cinco (seis em Lisboa) «encostos» ao fim-de-semana, mais os restantes fins-de-semana e os 22 dias de férias, os portugueses vão poder descansar 144 dias em 2008.
Sem mais percalços, só vão sobrar 222 dias de trabalho!

Lisboa terá menos uma «ponte» e, portanto, mais um dia para trabalhar.
Que querem mais.......
Existem pessoas como eu que nada fazem e fizeram estas continhas todas... para ajudar quem trabalha!!!!

Sem comentários: