sábado, 1 de dezembro de 2007

Praia das Avencas


Sete anos depois da aprovação da sua requalificação, a zona envolvente da praia das Avencas, em Cascais, será alvo, a partir de Fevereiro, de uma intervenção paisagística e ao nível das acessibilidades avaliada em 600 mil euros.

Esta uma das mais bonitas praias da Linha do Estoril (zona biológica marinha protegida) e é uma boa notícia esta, mas atenção, acessibilidades melhoradas sim, mas quanto baste, porque o areal não é muito extenso e torna-se escasso para tantos utentes no Verão.

Espera-se também que neste caso a obra termine decentemente, ao contrário do viaduto um pouco mais à frente na Estrada Marginal, acesso Jardins da Parede, que o actual presidente camarário fez o favor de deixar placado com o seu nome, em inauguração apressada antes de eleições, e que hoje é um gigante de betão armado à vista e em bruto, sem protecção na linha comboio, de momento totalmente às escuras por falta de iluminação
pública.

Os trabalhos, previstos no Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) Cidadela - Forte de São Julião da Barra de 2000, incluem a requalificação do túnel sob a Avenida Marginal e a construção de um passeio pedonal paralelo à crista da arriba, enquanto o miradouro da zona será dotado de equipamento de uso público e iluminação.

Os acessos, a partir da estrada e do túnel, são muito defeituosos ,e a vegetação está também muito degradada. Esta requalificação estava incluída no POOC, mas até agora não havia sido feito nada,não só nesta mas em todas as praias daquela linha litoral.
As obras junto à praia das Avencas, na freguesia da Parede, deverão estar adjudicadas em Fevereiro e demorar cerca de oito meses......, mesmo a tempo para a próxima época balnear!!!!!

Sem comentários: