terça-feira, 24 de julho de 2007

Saudades

Há dias que só penso em certas pessoas que já deixaram este mundo, e me deixaram imensas saudades......(não estou a falar de familiares, desses não me apetece falar, alguns partiram muito cedo e ainda me custa falar deles).


Falo de pessoas amigas, hoje vou falar de um casal sul africano:


O Bill e a Sadie, eram os sogros do meu irmão mais velho, conheci-os numa terra no interior da África do Sul " Tsumeb", onde estava a passar umas férias com o meu irmão, mulher e sobrinha bebé. Os pais apareceram também e foi uma grande confusão porque éramos muitos, (casal e 4 filhos). Aquela cidade era muito pequena, não havia super mercado, apenas um armazém, que fornecia alguns bens de mercearia, pão fresco só havia uma vez por semana, por isso ou se comprava mais para congelar ou então fazia-se o pão em casa, mas o leiteiro passava á porta diariamente! Havia cinema uma vez por semana e até bebés entravam......, uma vez por mês ia-se a uma cidade mais longe e maior onde havia de tudo e lá se faziam as compras do mês, almoçávamos fora... era uma festa!

Antes de partirem convidaram-me a ir com eles... achavam que eu era jovem demais para estar ali naquele fim de mundo!!! o meu irmão achou bem e lá fui com eles, viajei imenso, vi uma reserva de caça, (coisa linda e impossível de esquecer), mas o que me surpreendeu logo, foi o casal tratar-me como se fosse filha deles... fui logo adoptada! O que faziam aos filhos, faziam-me a mim, eu sentia-me super bem, era acarinhada e nada me faltava, aprendi a comer coisas que nunca imaginei:

Caril com arroz, rodelas de banana e tiras de pimento verde cru;

Saladas com maça,ananás,tomate, alface, pimentos verdes, tudo temperado com óleo e vinagre.. hoje tenho a certeza que as não conseguira engolir!

Uma farinha branca e outra da cor do chocolate, que era cozida em água e depois se comia com açúcar e leite ao pequeno almoço;

"Marmite ou Bovril" espalhado em cima de pão com manteiga... enfim muitas coisas diferentes do que estava habituada.

De regresso a casa, eles viviam perto de Pretória, os filhos iam para a escola, o Bill era mineiro a a Sadie dona de casa , ela costurava para fora, vestidos de cerimónia e de noiva e eu ajudava nas bainhas e pregava os botões.

Aos fim de semana era só passeios, descobrir coisas novas. Foi uma época muito feliz da minha vida!

Ensinei-os a jogar ás cartas, ao "King" , eram serões muito agradáveis....

Para mim eles eram os meus segundos pais, mas como existe sempre um mas.... o meu visto caducou, pedi renovação, deram-me mais 1 mês, depois 15 dias, e depois Rua........, o Bill e a Sadie queriam á força que eu lá ficasse e eu também.... até sugeriu que eu cassasse com um sul africano, num dia e separasse logo no dia a seguir...só para ter a nacionalidade sul africana e poder lá ficar, até já tinha emprego, mas tive receio e voltei para casa com muita pena.

Mais tarde o casal veio a Lisboa e foi lindo o nosso reencontro. A Sadie enviuvou e veio estar uma temporada comigo.Foi muito bom, a nossa amizade era enorme, eu até lhe chamava mãe!

Eram um casal muito especial, fico feliz por os ter conhecido e felizmente ao longo da minha vida tenho conhecido mais pessoas como eles.....


Depois partiu e restam as saudades......

3 comentários:

Mad disse...

É verdade. Há pessoas que conhecemos, estamos com elas às vezes até por pouco tempo, mas parece que estão connosco desde sempre. Sabe que o "caso" entre a Floribella e eu foi mais ou menos assim: demo-nos, ao todo, talvez nem um mês, mas até parece que a conheço da escola primária. Deve ser porque somos muito parecidas (eu sou mais gira!).

Gostei muito do seu texto.
Beijinhos,

Maria Feliz disse...

Tu, mais gira? Hummm... temos de tirar isso a limpo!

E conheço-te é do berçário, qual escola primária!!!

Mummy, desculpa lá, mas foi ela que começou;-)

Beijos

AL disse...

Mad e Fl
Não se zanguem está bem? isto é um blog da paz!
Portem-se bem sim!
Beijinhos ás duas