sexta-feira, 20 de julho de 2007

A Terra aonde Não era necessário DINHEIRO!!

Vivi até aos 8 anos em Portugal com meus pais e irmãos, embora em várias cidades e por fim em Lisboa, em casa de meus avós maternos. Meu pai tinha ido para o Congo Belga tentar melhores dias, éramos 6 pessoas e ele só a trabalhar o que era muito difícil há cerca de 50 anos.
O que é certo é que passados alguns meses lá íamos nós ter com ele de barco ( viagem difícil mesmo!) e depois de carro por estrada de lama e areia até a uma cidade no mato chamada Lomela, terra pequena, não havia nem luz eléctrica, nem água canalizada.... a Luz era fornecida por 2 irmãos com geradores e a horas certas eram desligados.Os frigorifricos eram a petróleo, mas aquilo era lindo demais. Éramos crianças e aquilo tudo era fascinante mesmo. Como era mato tivemos de ir estudar para a cidade Luluabourg. Colégio de Freiras Belgas e ficámos internas.Os rapazes num Colégio de Padres e as meninas neste.Só irámos a casa nas férias grandes e de avioneta(que luxo!), ou então as saudades de nossos pais eram muitas e vinham ele de carro ver-nos.

Bons tempos! tínhamos tudo!!

Meu pai veio depois para a cidade e nós passamos a externos nos mesmos colégios, a vida era boa, nada nos faltava, empregados para tudo, só estudávamos e fazíamos a nossa vida como a de qualquer criança mas com tudo á farta, éramos dos escuteiros e sobretudo éramos felizes. África é linda só tenho boas recordações.....
Nunca era necessário dinheiro, se queriamos algo era só ir ás lojas com um papel assinado pelo meu pai e tudo aparecia ou era levado para casa.

Mas..... veio a independência do Congo Belga e, tivemos de fugir.. 2 carros e uma camioneta com nossos haveres mais necessários, pois meu pai tinha a ideia de regressar para trazer o resto! éramos 8 crianças pois meu pai trouxe os filhos de um sócio, essa viagem foi péssima, eram as estradas más, os carros ficavam várias vezes enterrados e tínhamos de ficar á espera uns dos outros, e as saudades do que ficava para trás......

Finalmente chegámos a Angola - a Luanda.

Fomos uns dos primeiros refugiados do Congo Belga, era tudo muito difícil.... aí sim é que começamos a perceber que o dinheiro era importante, que era necessário para tudo... estávamos habituados á fartura e de repente, tínhamos de ter uma vida diferente uma mudança radical, um exemplo: estávamos habituados a comer pão com fiambre e queijo.... e só podíamos comer uma coisa ou fiambre ou queijo e por aí fora, 8 crianças a refilar e a não entender, faço ideia a minha mãe o que ela passou quando chorávamos que queríamos voltar para a terra aonde não era necessário DINHEIRO!!!!

Para um adulto é difícil para as crianças ainda é bem pior....Ficar sem nada de um dia para o outro é muito complicado.... Meu pai ainda regressou mas teve de fugir e tudo ficou para trás... foi recomeçar com 4 filhos....., mas tudo superámos e entendemos.

Fomos para a África do Sul, Angola novamente e finalmente Portugal.

A nossa juventude foi difícil mas aguentámos bem!

E hoje penso o seguinte:

Como seria se tivéssemos ficado na terra aonde não era necessário o dinheiro??

Nunca se certeza saberíamos o VALOR QUE ELE TEM!!

6 comentários:

Mad disse...

Querida tia (pronto, tá adoptada!),
A descrição da sua infância em África parece a minha vida aqui... com a diferença de que aqui é necessário dinheiro - e muito!, infelizmente.
Continue no bom caminho.
Beijos,

Anónimo disse...

O dinheiro... esse mal necessario...

Concordo, parcialmente, que a nao o conhecermos dificilmente lhe daremos o ajuizado valor. Mas ha que convir que muita gente que o conhece, lhe da um valor igualmente errado.

O dinheiro faz falta. Concordo. Ora nao fosse o combustivel do planeta. Mas ha tanto que eu gostaria que o dinheiro nao me tivesse dado a conhecer...

Nao concorda?

nf

AL disse...

mad
Voçê é mesmo uma querida!Isto foi só o começo, quem sabe se um dia não pense em escrever um livro!
Força para esse trabalho! e se vir tudo bem encaminhado, vale a pena o esforço não é?
Já tem luz na fazenda? ou continuam aqueles pesadelos???
Beijos

AL disse...

nf
Na realidade existem pessoas que fazem tudo por dinheiro e outras que o esperam para tudo fazerem....
Basta ter para o dia a dia...,o dinheiro não dá a felicidade a ninguém... pode ajudar só isso. É o que penso.
Obrigado pelo comentário

Mad disse...

Luz, já tinha. Mas funciona bem melhor do que dantes, graças a algum milagre devido não sei bem a quem...
Bjs,

AL disse...

mad
Tem toda a razão eu é que me expliquei mal, o que eu pretendia era perguntar se a luz ia abaixo tantas vezes.... portanto penso que já está o problema mais ou menos resolvido, o que para voçês é um enorme descanso, aquilo era um autêntico pesadelo!
Beijocas