sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Ainda me lembro....






Foi nesta casa, em Lomela no Congo Belga, que vivi, com meus pais e irmãos rodeada de gatos persas lindos. Tinha um só meu, todo preto,o "carocho" era tão meiguinho e tão pachorrento, que eu meti-o dentro do carrinho das bonecas e andava a passear com ele como se fosse uma boneca.....e ele nem se mexia! Colocava-lhe uma touca e ele de vez em quanto lá fugia e lá ia eu atrás dele para lhe tirar a touca! Todos os meus irmãos tinham o seu gato ou gata, havia um "mamiu, um licas, uma tareca" estes são os que me lembro. Estes gatos eram lindos e até os cães tinham medo deles, até pareciam cães de guarda á nossa volta......
E, havia uma cabra.... a "rita" , essa então corria atrás de nós quando andávamos de bicicleta.
Na varanda havia sofás e cadeiras de palhinha e ela adorava enfiar-se debaixo para se coçar.....
Estávamos num colégio interno numa cidade longe "Luluabourg", e só vínhamos a casa nas férias grandes!
Foi ali que vi pela primeira vez ananázes plantados, os indígenas vinham á porta vender ovos, galinhas,e hortaliças que eles cultivavam e foi assim que aprendi a ver a frescura dos ovos... era colocá-los num alguidar cheio de água e todos os que viessem á superfície não eram frescos!
Havia um cozinheiro que quando nós lá estávamos tinha a paciência de nos fazer o pão em forma de pombas...


As estradas eram assim de terra batida, era mato, mas havia sítios que era só areia e os carros muitas vezes ficavam enterrados

E para sairmos de Lomela tínhamos que fazer uma travessia do lago com umas embarcações muito esquisitas, achava eu.....






1 comentário:

Mad disse...

Quando eu era miúda, o meu pai leva lá para casa bichos órfãos. Bezerros, vitelos, poldros, ovelhas, apareceu lá de tudo. O que eu me lembro mais vezes era um cabrito completamente branco, que dormia aos meus pés em cima da cama (às escondidas da minha mãe, claro) e que se chamava Silva, pois a discussão para lhe darmos um nome foi tão grande que o meu pai perdeu a paciência e disse a primeira coisa que lhe veio à cabeça. E ficou Silva, coitado.

O Silva era tão mimado que ia de carro às compras com a minha mãe!

Beijinhos por me trazer à memória estas coisas.