terça-feira, 18 de setembro de 2007

MARGARIDA

Margarida! são lindas as margaridas!!
Mas a Margarida que vou falar era uma pessoa muito especial........

Conheci a Margarida em pessoa, há muitos anos quando regressei de África e viemos de vez para Portugal, mas desde criança que ouvia falar nela.....


Ela era a criada como antigamente se chamava, e correu a família toda, ora nuns ora noutros, chegou a ser a criada da minha mãe quando nós éramos pequenos, mas onde esteve mais tempo foi em casa de meus avós paternos que tinham 6 filhos!


Ela adorava aquela família e defendia-os como se fossem filhos dela e eles também gostavam muito dela. Tinha uma filha, mas vivia lá em casa.


Quando a conheci ela era já a governanta na casa dos meus tios no Estoril, a minha avó e uma tia viviam lá, ela era de uma dedicação fora de série, de uma amizade que hoje é difícil de encontrar....


Ela fazia tudo, dama de companhia da minha avó já muito velhinha, e de tomava conta da casa e tudo andava na perfeição.


A minha avó faleceu, a minha tia também, e a Margarida foi viver com uma neta. Fui buscá-la várias vezes para passar o dia comigo e ela ria-se dizendo que não estava habituada a ser tratada como uma senhora! toda a vida tinha servido..... achava graça ser eu a servi-la e a sentar-se á mesa comigo....


A Margarida adoeceu... foi para o hospital..... os anos já eram muitos, a família a quem ela tanto serviu não lhe ligava mais...... os meus tios estavam em Itália, outro tio no Norte, a minha mãe no Brasil....... Amigos da família estavam lá! e eu claro com este coração zão, como diz a minha amiga Madalena também!!!


E hoje ainda continuo a enviar as Boas Festas á neta........



Tenho pena que já não existam as Margaridas de antigamente!!

1 comentário:

Rosa Maria disse...

Ana Maria

Nunca conhecia a sua Margarida mas conheci tantas Margaridas semelhantes, mais nos meus tempos de menina e moça.

Agora já não as há!

Beijinhos