Margarida! são lindas as margaridas!!
Mas a Margarida que vou falar era uma pessoa muito especial........

Ela era a criada como antigamente se chamava, e correu a família toda, ora nuns ora noutros, chegou a ser a criada da minha mãe quando nós éramos pequenos, mas onde esteve mais tempo foi em casa de meus avós paternos que tinham 6 filhos!
Ela adorava aquela família e defendia-os como se fossem filhos dela e eles também gostavam muito dela. Tinha uma filha, mas vivia lá em casa.
Quando a conheci ela era já a governanta na casa dos meus tios no Estoril, a minha avó e uma tia viviam lá, ela era de uma dedicação fora de série, de uma amizade que hoje é difícil de encontrar....
Ela fazia tudo, dama de companhia da minha avó já muito velhinha, e de tomava conta da casa e tudo andava na perfeição.
A minha avó faleceu, a minha tia também, e a Margarida foi viver com uma neta. Fui buscá-la várias vezes para passar o dia comigo e ela ria-se dizendo que não estava habituada a ser tratada como uma senhora! toda a vida tinha servido..... achava graça ser eu a servi-la e a sentar-se á mesa comigo....
A Margarida adoeceu... foi para o hospital..... os anos já eram muitos, a família a quem ela tanto serviu não lhe ligava mais...... os meus tios estavam em Itália, outro tio no Norte, a minha mãe no Brasil....... Amigos da família estavam lá! e eu claro com este coração zão, como diz a minha amiga Madalena também!!!
E hoje ainda continuo a enviar as Boas Festas á neta........

Tenho pena que já não existam as Margaridas de antigamente!!
1 comentário:
Ana Maria
Nunca conhecia a sua Margarida mas conheci tantas Margaridas semelhantes, mais nos meus tempos de menina e moça.
Agora já não as há!
Beijinhos
Enviar um comentário